Como faz? #1 - Os móveis mais legais do mundo!

Quem ai, além de mim, passa o dia no Pinterest vendo bilhões de coisas legais e se perguntando como eu faço para ter um desses ? Pois é, já faz parte da minha rotina e com certeza a melhor alternativa (e muitas vezes a mais barata) é fazer os objetos por si mesmo.
Mas Maary, como faz?
 Clica aí no Continue lendo e vem comigo!
Meus tipos de móveis favoritos são os feitos com Colagem, eles são maravilhosamente bonitos além de originais, fáceis de fazer e bem baratos!
Você pode fazer a colagem com basicamente dois tipos de materiais: Papel e Tecido e para os dois casos a técnica é a mesma, chama-se Decoupage, mudando, de um caso para o outro, apenas o tipos de acabamento. Veja:
  • Colagem com papel
Partindo do princípio que você esta "encapando" um móvel você precisa ter em mente 2 coisas, a primeira que você precisa de uma cola boa e de um hipermeabilizante para impedir que a água destrua todo o seu trabalho, certo? certo.
Neste caso eu indico muita cola branca; um papel grossinho que é mais dificil de enrugar; e para acabamento goma laca na minha opinião é a melhor opção mas assim como a cola branca você precisa passar em quantidade deixando uma camada grosa por cima e uma dupla aplicação para garantir total proteção do papel no seu móvel.


Quem aí não gostaria de ter uma belezinha dessas hein?

O mais legal é que você pode ir num desses sebos que vendem livros, revistas e até mapas antigos/usados e não gastar quase nada para ter um móvel maravilhoso.

*Dica: eu não recomendo que você corte o papel no formato que você quer encapar, -exemplo o tampo redondo do banco de história em quadrinhos- sugiro que você deixe sobras de papel e tire o excesso com uma lixa de unha , é só raspar de cima para baixo que as sobras saem e o acabamento fica mil vezes melhor. 
*Dica: Quando for aplicar a Goma Laca tenha absoluta certeza que o seu pincel está limpo, se não a sujeira gruda na laca e não sai mais. 
*Observação:no caso do abajur eu acredito que nem seja necessário usar goma laca , somente a cola branca já dá um acabamento legal até por que o abajur não é um peça que está sujeita a receber água.
  • Colagem com Tecido
A colagem com tecido eu recomendo para casos em que área a ser coberta seja muito grande ou que as peças a serem encapadas sejam complexas por que o tecido é mais fácil de manusear. 
Nesse caso você também vai precisar de camadas generosas de cola, e de um tecido de algodão que não estique - exemplo: Tricolini- a diferença é que neste caso deve-se usar Termolina Leitosa para hipermeabilizar. E não se esqueça de deixar sobras de tecido para fazer acabamento com a lixa de unha.
Dúvidas frequentes:
"Maary, posso usar só a cola branca para hipermeabilizar?"
Em teoria você pode, mas eu tive experiencias bem ruins com as peças que eu deixei só com cola por que a cola em contato com a água "derreteu" e destruiu o trabalho da mesma forma.

"Maary, por que não usar verniz?
Você pode sim usar verniz, mas eu prefiro evitar devido ao cheiro forte e por ele não ser solúvel em água acabando com meus pincéis - eu simplesmente não sei lidar.

"Maary, com fazer para o papel/tecido não enrugar?"
O segredo do tecido é mantê-lo esticado e o do papel é usar um papel grosso, mas se não tiver jeito tenta fazer que nem papel adesivo, vai passando um paninho sempre de dentro para fora, depois uma espátula ou régua para garantir que fique bem liso.

E se nada der certo?
Bom , se nada der certo tente papel adesivo, é só colar (passando um paninho sempre de dentro para fora, depois uma espátula ou régua para garantir que fique bem liso) e não precisa de hipermeabilização nem acabamento- daí você desconsidera esse post e vida segue .....

Agora é com você! Renove seu móvel e me marque nas redes sociais com a #DIYFantasmaseFlores
Dúvidas e Sugestões deixe nos comentários!
Um beijo e até a próxima!

4 comentários:

  1. Pinterest é VIDA o/ Eu passei por essa fase colar revista/jornal/quadrinho em tudo mas depois de um tempo enjoeei e tirei tudo kkk Agora quero deixar tudo clean ~meta do ano: decorar o quarto a la Pinterest~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é sucesso, e também sempre fiz colagens <3 sou apaixonada. Eu também gosto de ambientes cleans mas dependendo da colagem que vc fizer combina . Tipo a de mapa <3 <3

      Excluir
  2. Devo ter umas três contas no pinterest, sempre crio, passo um dia visitando o site, nunca mais volto, perco a senha e meses depois crio outra conta, haha.
    O site é muito útil, mas mesmo lá é super raro eu encontrar coisas do meu gosto. Assim que eu me mudar planejo decorar o meu quarto e quero pôr tecido em alguns móveis, pretendo fazer um "patchwork" e em outros colar ilustrações dos meus livros favoritos como Winnie the Pooh e Flower Fairies :)

    Twee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,Que maravilhoso <3 Eu também amo pooh, vai ficar perfeito*0000000000000000000* Quando fizer me marca na foto u_U

      Sobre o pinterest , eu diria que você precisa dar mais uma chance á ele por que ele simplesmente é a melhor coisa da terra. Duas dicas que eu te dou: 1- Pesquise as coisas em Ingles 2-Use mais o app por que conforme você vai usando ele vai te sugerindo mais temas legais ;D

      Um beijo e até a próxima !

      Excluir