Materiais de Desenho da Faculdade

Para quem não sabe , estou cursando Design Gráfico no Centro universitário Belas Artes de São Paulo desde Fevereiro de 2015 e como estamos tendo muitas aulas de desenho e post de hoje é para falar dos materiais que eu tenho usado.

*Desculpem a má iluminação das fotos  
Lápis grafite: usei os da Cretacolor , Koh-in-noor , Faber Castell e Staedtler e recomendo muito os da Cretacolor e Staedtler pois são mais macios e confortáveis em relação , por exemplo , aos da Faber Castell que estamos acostumados .

Canetas nanquim: as que eu usei foram as da Staedtler , gostei bastante por que não vazam . As minhas são 0.05 (a mais fina de todas) , 0.1 e 0.7 (bem grossa).

Borrachas: comprei uma preta da Staedtler que apaga bem lápis e usei no primeiro semestre. Comprei a borracha miolo de pão da Cretacolor que eu não usei ainda mas reza a lenda que ela apaga quase tudo -passível de testes.

Bico de Pena : Bico de pena é legal pois te favorece um forma de aplicar nanquim diferente permitindo várias espessuras de traço ao apertar mais ou menos o bico da caneta - mas cuidado pra não borrar e destruir todo seu trabalho

Marcador permanente metálico: comprei esse sem precedentes , gostei , mas não é assim que eu queria . achei ela ''seca'' demais enquanto eu queria um marcador ''molhado'' - Juro que faz sentido na minha cabeça .

Lápis Conté: ainda não sei do que se trata , mas é um lápis preto que eu acredito ser carvão . é bem leve macio e esfuma um pouco .. veremos como será a aplicação nas aulas .

Lapiseira: Uso a minha velha lapiseira 0.5 de 2 anos atrás da Faber . Serve bem pras aulas de Desenho Geométrico .

Estilete: Na faculdade fomos orientados a apontar o lápis com estilete (eu quase morri do coração achando que iria ficar feio e tal , e ficou mesmo . dai apontei como apontador comum só pra tirar as fotos u_u)
Nanquim (tinta): Semestre passado eu cheguei a comprar a nanquim da Acrilex por que era mais barata , mas vi que não tinha uma boa cobertura de preto (serve bem até , mas depende do que você quer) e acabou em 4 meses , já nesse semestre que o professor é mais exigente , comprei o vidro de nanquim da Talens , que possui uma cobertura muito boa e dura bastante .

Aquarelas: Para o semestre passado comprei 15 cores de aquarela Pentel , que é ótima para iniciantes assim como eu . mas esse semestre quis testar uma aquarela diferente já de uma linha estudante . Comprei as 3 cores que o professor pediu da marca Winsor&Newton linha Cotman para estudantes . Já os pinceis eu uso da Keramik - simples , relativamente bom e não tao caro .

Giz Pastel: Há uns 2 anos atras eu comprei o Giz Pastel da marca Nouvel , e tentei usar algumas vezes mas não deu certo . Nesse semestre o professor nos orientou a não comprar das marcas Kon-in-nor / Nouvel e Reeves pois eles eram muito duros . Então comprei oda Cretacolor e fiz uma comparação entre eles . e de fato há uma grande diferença :






Comparando:
Nouvel: Aplicação dura; esfuma com um pouco de esforço; deixa algumas manchas; boa pigmentação. Não lembro muito bem o preço mas na época não passou de 50 reais .

Cretacolor: Aplica com facilidade - que nem giz de lousa; possui boa pigmentação ; esfuma com facilidade; quase não deixa manchas . Preço na casa do artista : R$79,00

Conclusão : As duas marcas são boas , e cada uma compensa de uma forma dependo do seu objetivo.

Também comprei um spray fixador para giz pastel da Winsor&Newton . Me recomendaram este pois reza a lenda que o Nacional borra o desenho .

Papéis: nada além de Sulfite gramatura 90; Canson 200 ; Papel Jornal , Caderno de esboços canson A4 e vegetal A4.

Até o momento esses foram os materiais que eu comprei para o segundo semestre da Faculdade . Estou ansiosa para o retorno das aulas - e um pouco preocupada com as aulas de modelo vivo e.e

Se você se interessou por este tipo de post , você pode visitar o blog da Juliana Rabelo e da Carol Carretto e ler mais sobre o assunto .

Duvidas e Sugestões é só deixar nos Comentários !
Um beijo, e até a próxima !

Post relacionado : Materiais de Desenho ♡

8 comentários:

  1. Me interesso muito por postagens relacionadas a desenhos, recomendações de materiais e coisas assim, desenho como Hobbie já que ainda estou no ensino fundamental, mais gostaria de levar isso mais a sério um dia >w<

    http://scribbling-rainbow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer levar a sério , a única dica que eu posso te dar é : pratique todos os dias para que você evolua ;D

      Excluir
  2. Agora que estou fazendo técnico de Design de Interiores, entendo um pouco mais sobre materiais, e sei que não são nada baratos haha

    Atualmente no meu 2º semestre, vamos começar a mexer com esses materiais de pintura - antes era mais desenho tecnico - ai comprei umas canetinhas hidrocor, caneta nanquim descartável, e outras coisinhas... mas eu não me atrevi a comprar giz pastel seco, encontrei uns muito caros, então, nem pensar!haha

    Enfim, eu adoro essas coisas, vão deixar com certeza as plantas baixas mais bonitas! - e você acredita que eu ainda não consegui comprar uma aquarela? huehuhe

    xoxo
    - ☯ Jupiter Moon ☽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Legal Ju <3 Aí sim . Gosto muito de Design de interiores também espero que você esteja gostando <3
      Os materiais são bem carinhos mesmo , mas acho que vale a pena se a pessoa tiver planos de ilustrar e tal ...
      Giz pastel é um negócio bem complicado
      mesmo , Aquarela é mais fácil de lidar ; D

      Um beijo , e até a próxima

      Excluir
  3. Suas imagens estão ótimas Maary! Gostei bastante da iniciativa! Aquele momento quando a nossa pequena maleta de canetinhas da infância vira trabalho profissional! Dá até gosto de olhar e vontade de começar a desenhar!

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus moça, que sonho *O* você está definidamente vivendo a vida que eu quero daqui a alguns anos ~~ meu sonho e objetivo da vida é fazer Design Gráfico mesmo na Belas Artes!! Nossa, fiquei super curiosa agora. Você poderia me dizer como que está sendo a faculdade?? Sei lá, fazer um post contando o que aprendeu, o que você está estudando, essas coisas *---* vou cursar o 3º agora em 2016 e já estou com foco em conseguir ir pra BA ( é porque eu moro no ES, ai eu teria que me mudar .. tem várias questões financeiras também. Mas não vou desistir, tenho foco no que eu quero e estou torcendo para que tudo dê certo! ) <3 Adorei os materiais *u*

    Beijos,
    Moonstorm | Ilustrações, sonhos, e muito mais! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada sua linda <3
      Então, posso fazer um post sim, mas nao prometo. A única coisa que posso te dizer é: corra atras se é o seu sonho. A Belas Artes é uma faculdade boa , com uma estrutura maravilhosa, mas assim como qualquer outra faculdade existem os problemas. Confesso que eu esperava mais da faculdade e do curso, varias coisas me incomodam ... Soube que haverá mudanças para as próximas turmas então nao sei muito bem como vai ficar o curso pra vocês. Mesmo assim boa sorte Linda <3 dedique-se e estude que vc chega lá :)

      Excluir