Eu li : Senhor dos Anéis e a Sociedade do Anel

Créditos : Merlin Lemon on Deaviantart (editado)
Estava quase achando que esse livro seria mais um ''abandonado'' na  minha lista do skoob , mas não . Depois de muita luta consegui terminar Senhor dos Anéis e a Sociedade do Anel  . 

Em ''O Senhor dos anéis e a Sociedade do Anel'' temos como base a famosa história de um pequeno Hobbit do condado destinado a uma Grande missão : Destruir o Anel de Poder . Mas essa é a parte que todo mundo conhece .
Minhas considerações são : Trata-se de um ótimo Livro , com muitos detalhes que revelam uma verdadeira identidade para este universo . Lendo-o temos uma pequena noção da complexidade que envolve todos os detalhes da série . Tolkien de fato cria um universo real com linguagens , dialetos e costumes próprios de várias raças . Dentro do universo de Tolkien a Fantasia toma uma proporção gigante , temos um mundo e uma história que ''amarra'' bem todos os detalhes entre Orcs , Homens e Elfos . 
''O senhor dos Anéis e a sociedade do anel'' , diferente de ''O Hobbit''  foi criado como um épico . Ou seja , ele tem como objetivo documentar com fidelidade os fatos ocorridos nesse lugar chamado ''Terra Média'' . Acredito eu que por ter sido lançado com esse propósito o livro tomou tal proporção inspirando muitos autores ao decorrer dos anos . 
Mas O que é este Anel e qual é o Mal que ele pode trazer ?
No livro Tolkien explica que este anel foi Forjado por Sauron , o senhor do escuro que mesmo sido derrotado uma vez sobreviveu pois o anel sobreviveu , e a única coisa que falta para que ele retorne e cubra a terra média com a terceira escuridão é o anel . Por isso Frodo é quem deve destruí-lo na Montanha da Perdição , onde o anel foi Forjado .
As inscrições no anel dizem :
''Um Anel para a todos governar , um anel para encontrá-los , um anel para  a todos trazer e na escuridão aprisioná-los''
''Três anéis para os Reis-Elfos sob este céu , Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores, Nove para homens mortais fadados ao eterno sono , Um para o Senhor do Escuro em seu trono na Terra de Mordor onde as sombras se deitam.Um Anel para a todos governar , um anel para encontrá-los , um anel para  a todos trazer e na escuridão aprisioná-los nas Terras de Mordor onde as sombras se deitam''
Dito isso muitos anos se passam até que a aventura de fato comece ; todo um plano de fuga é criado e finalmente Fordo , Sam , Pipin e Merry embarcam nessa missão rumo as terras de Mordor . Esses capítulos da história são um pouco monótonos servindo como um diário de viagem . A narrativa começa a tomar forma a partir do capitulo ''O conselho de Elrond'' , um capítulo longo que tem como objetivo narrar os fatos desconhecidos no período de tempo entre os Livros ''O Hobbit'' e ''A Sociedade do Anel'' além de ser o capítulo mais importante do livro uma vez que é nele que a tal ''Sociedade do Anel'' é formada . Créditos: hayleyhss (editado)
Mas o que é esta Sociedade , e qual é o Objetivo dela ?
A tal ''Sociedade do Anel'' é nada mais nada menos que uma comitiva que tem como objetivo levar o anel em segurança ás terras de Mordor para que ele seja destruído . Tal Comitiva é  resultado do conselho de Elrond , onde todos os povos pacíficos da terra média são convidados a se unirem para encontrarem uma solução que impeça uma guerra . Na comitiva temos então a presença de um Elfo : Legolas ; Dois Homens : Aragorn e Boromir , Um Anão : Gimli ; Um Mago : Gandaf ; e quatro pequenos Hobbits do condado : Frodo , Sam , Pipin e Merry .
Neste ponto a história volta ser um diário de bordo que avança lentamente (eu particularmente gosto dos pontos em que há diálogos , as partes descritivas são difíceis pra mim , que consigo me perder na rua , no metro e até dentro de casa . mas se serve de consolo os mapas ajudam bastante ;D) . Até que os dilemas começam e a comitiva deve escolher caminhos a Seguir . 
A História Avança até que , por fim, temos uma descrição da passagem da comitiva pelos Argonath - Os Pilares dos Reis , e a partir daí a história toma um rumo diferente como um gostinho de ''quero mais'' .Créditos : jcbarquet (editado)
''Quando Frodo foi levado na direção deles , os grandes pilares assomaram como torres vindo ao seu encontro . Pareciam-lhe dois Gigantes , figuras grandes e cinzentas , silenciosas mas ameaçadoras. Então percebeu que de fato eram desenhados e moldados : o trabalho e o poder de antigamente tinham trabalhado neles , que ainda conservavam , através do sol e da chuva de anos esquecidos , as formas poderosas da escultura original . Sobre grandes pedestais alicerçados nas águas profundas , erguiam-se dois grandes reis de pedra : ainda , com olhos turvos e cenhos gretados , voltavam-se para o Norte . A mão esquerda de cada um deles estava levantada , com a palma da mão para fora , num gesto de advertência , e cada mão direita empunhavam machado ; sobre cada uma das cabeças viam-se um elmo e uma coroa , já se desintegrando . Guardiões silenciosos de um reino há muito desaparecido , tinham ainda grande força e majestade ...''
Sabe Deus quando eu irei ler ''As duas Torres'' e ''O Retorno do Rei'' , no momento estou sem esperanças por que confesso que as longas descrições de Tolkien me desanimaram . Mas reza a Lenda que os próximos livros são cheios de ação e não resta muito tempo ao Tolkien de escrever cada detalhe da paisagem , por exemplo . 
                                      E você ? Gostou da Resenha ? Deixe um comentário . 
                                                      Um beijo , e até a próxima !




2 comentários:

  1. Olá.
    Eu só li o Hobbit e foi esses dias, eu até que gostei da escrita dele, e é praticamente impossível não se inspirar nesse escritor, pretendo ler todos os livros do Senhor dos Anéis, e quero comprar todo, mas infelizmente são bem carinhos. Nunca assisti nenhum filme, para perder ainda mais a vontade.
    Nunca tinha lido uma resenho sobre esse livro e adorei o jeito como explicou, ficou bem simples.
    O que acho mais interessante e que o Tolkien criou esse mundo todo, deixa a leitura ainda mais interessante, não é mesmo?
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada <3
      O fato de você nunca ter visto os filmes ajuda muito , por que dai tudo vai ser novidade ;D
      Os livros são bem salgadinhos mesmo , mas acho que vale a pena !

      Beijos !

      Excluir