Pintura Digital e Mesa Digitalizadora

Pintura Digital é mais uma das inúmeras técnicas de Ilustração que se utiliza do meio ''computacional' para criar suas obras . O software mais utilizado é o Photoshop que disponibiliza aos artistas inúmeras ferramentas (não só de pintura) como tabela de cores , pinceis e suprimentos como camadas que fazem total diferença quando se está ilustrando . 
Existem muitas formas de se começar um desenho no Photoshop , existem artistas que criam o desenho base direto no photoshop e ilustram diretamente nele , e há aqueles (ré lis mortais , assim como eu) que criam o desenho no papel , passam pro photoshop e ilustram em cima do desenho já criado . 
A Maioria dos artistas utilizam mesas Digitalizadoras/Tablets gráficos , que são superfícies planas que reconhecem o traço da caneta permitindo assim criar desenhos no computador . 








A Minha mesa digitalizadora é a Intuos (pequena) , desenvolvida pela marca Wacom .
Funciona assim :
Depois de ligada e instalada , a mesa apresenta o seguinte comportamento : a luz branca no topo esquerdo acende quando a mesa é ligada ; a luz azul acende quando a caneta entra em contato com a superfície que reconhece o touch indicando que a mesa está reconhecendo o toque . Esse modelo da intuos acompanha botões no lado superior (acima e abaixo das luzes que indicam o funcionamento da mesa) . Os botões indicam: Shift , Control , Space e a tecla do Windows , sendo útil por exemplo quando se está criando algo no Photoshop . Existem outros modelos de mesa desenvolvidos pela Intuos , a bamboo por exemplo é um dos modelos que já usei no meu curso de photoshop , é um modelo mais ''velho'' em relação a intuos , apresenta menos níveis de sensibilidade também , porém funciona e é ótima .  
Ganhei a minha mesa digitalizadora há mais ou menos 4 meses , e fiz o curso de photoshop na Vila Mariana , SP . Fiz o módulo básico e o Avançado , porém ainda não estou 100% na pintura digital por que obvio , leva muito tempo e muita prática mas quem sabe um dia eu chego nesse nível Hardcore :
Enquanto nós mortais não chegamos e esse nível e magia do photoshop , continuamos praticando , tentando , errando , vendo tutoriais , desistindo e começando de novo , por que assim é a vida para nós que ainda estamos aprendendo .
Você pode encontrar tutoriais no Deviantart , no meu mural do Pinterest , e no Youtube .
Boa Sorte para todos nós que estamos começando e que um dia chegaremos lá !
Um beijo e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário